Para que os empreendimentos de engenharia obtenham êxito, torna-se necessário um controle de qualidade dos insumos e métodos construtivos. Neste sentido, uma equipe experiente deve ser contatada para fiscalizar se o construtor está executando a obra conforme premissas contidas nos projetos, memoriais descritivos e especificações técnicas. Nos últimos 40 anos, a CONSMARA ENGENHARIA supervisionou centenas de obras, dos mais variados segmentos, com destaque a contratos de obras rodoviárias, saneamento, industriais e edificações.
Desde que se tenha um gerenciamento eficaz, pode-se garantir segurança, economia, funcionalidade e durabilidade na construção, portanto, desempenho satisfatório. O desempenho da construção está profundamente ligado ao controle e à garantia da qualidade exigidos pelas equipes de projeto e execução da obra.
O controle de qualidade do projeto e/ou obra permite avaliar e, consequentemente, aprovar ou recusar qualquer serviço (obra) ou produto (projeto) de engenharia.
Assim, no segmento de GERENCIAMENTO, FISCALIZAÇÃO E SUPERVISÃO de contratos, a CONSMARA ENGENHARIA estabelece alguns pré-requisitos, destacando-se:
(I) a qualidade a ser alcançada deve ser nitidamente estabelecida;
(II) os procedimentos de garantia de qualidade e eficiência devem ser estabelecidos nitidamente para todo grupo de colaboradores e incorporados no cronograma para planejamento, projeto e execução da obra;
(III) toda documentação gerada pelos procedimentos da garantia de qualidade deve ser devidamente analisada visando uma melhoria contínua do processo produtivo, tanto do projeto, quanto na execução da obra;
(IV) se o controle de qualidade verificar que a eficiência requerida para o trabalho não foi alcançada, o “sistema de qualidade” deve identificar os pontos de ineficiência na metodologia e eliminá-los através, por exemplo, de um outro processo de trabalho, treinamento, substituição de equipe desqualificada, dentre outros.