Antes da execução de qualquer obra, torna-se necessário, inicialmente, fazer uma série de estudos preliminares para verificar a viabilidade ou não de um empreendimento de Engenharia. Neste sentido, na medida em que os estudos vão evoluindo, torna-se necessário a elaboração de projetos para subsidiar a estimativa de custo da construção. Divide-se os projetos em 3 (três) fases ou categorias:
Projeto Conceitual: também conhecido como anteprojeto ou estudo preliminar,deve apresentar informações suficientes para permitir a análise de viabilidade, custos e prazos do projeto. Usualmente a margem de erro nesta fase de projeto é na ordem de 50%.
Projeto Básico: “conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução” Lei 8.666, Licitações e Contratos. A definição técnica da Lei 8.666 para projeto básico também pode ser aplicada para obras privadas. Apresenta margem de erro na ordem de 20%.
Projeto Detalhado: “conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra” Lei 8.666, Licitações e Contratos. Assim como no projeto básico, a definição de projeto detalhado também pode ser estendida para projetos de iniciativa privada. A margem de erro de um projeto detalhado é em torno de 5%.
A CONSMARA ENGENHARIA possui “know how” na elaboração de estudos e projetos nas mais diversas áreas da engenharia, em particular, nas seguintes disciplinas:
- ARQUITETURA
- ESTRUTURA
- INFRAESTRUTURA/GEOTECNIA
- MECÂNICA
- ELÉTRICA
- TUBULAÇÃO
- AUTOMAÇÃO
- PROCESSOS